Desastres Naturais: Cidades Submersas X Pompéia

10:39

Estava buscando documentários históricos pela web, quando de repente me deparei com dois temas nos quais fiquei bastante intrigada: Cidades submersas no mar e Pompéia, a cidade engolida pelas lavas de um vulcão!
Acreditar em Atlantis, uma cidade que teria sido engolida pelo mar, eu já até acredito. Nome bastante usado em histórias, teses e filmes, pesquisando, pude ver que realmente é possível que essa Atlantis tenha um dia existido, e realmente sido engolida pelas águas, e hoje habite secretamente em algum oceano ainda não encontrado.
Porém, no Oceano Atlântico, existe o perigosíssimo Triângulo das Bermudas, e no fundo próximo dele, foi possível encontrar outra cidade submersa (no Japão também foi descoberta outra cidade submersa, mas hoje vamos focar somente na cidade submersa próxima ao Triângulo das Bermudas, ok?) e as imagens são realmente de arrepiar!
Um mundo abandonado, transformado em habitat de uma variedades de peixes e criaturas que vivem no fundo do mar, imagens que nos inspiram ao mesmo tempo que amedrontam!






Uma equipe de cientistas liderada por um casal canadense, Paul e Pauline Vayntsveyga Zalittski exploraram o fundo do oceano com um robô, próximo do famoso Triângulo das Bermudas, localizado no mar do Caribe ao norte e leste da ilha de Cuba.Ao estudar as imagens obtidas pelo sonar de alta resolução, a 700 metros de distância da costa cubana a uma profundidade de 180 metros, os pesquisadores descobriram uma cidade gigante no fundo com estradas, túneis, pirâmides e outros edifícios.
Ao estudar as imagens obtidas pelo sonar de alta resolução, a 700 metros de distância da costa cubana, a uma profundidade de 180 metros, os pesquisadores descobriram uma cidade gigante submersa com quatro pirâmides , sendo uma de cristal além de esfinges, estradas, túneis, pirâmides e outros edifícios e inscrições antigas de acordo com os pesquisadores.
Segundo os cientistas, a cidade lembra as antigas culturas latino-americanas, na cultura específica da Teotihuacán civilização perdida que existiu no que é hoje o México e atingiu o seu pico no primeiro milênio. Acredita-se que as tribos dos astecas, que veio mais tarde, foi fortemente influenciadas por esta civilização. Assume-se que a cidade submersa foi construída a 1500-2000 anos atrás . 

No início deste século, os canadenses Paul e Pauline foram convidados pelo governo cubano para fazer o mapeamento do fundo do oceano. Um dos objetivos deste trabalho era a busca de navios afundados e dos tesouros espanhóis. Durante este trabalho, foi encontrada submersa essa antiga cidade. Logo depois seguiu-se a pesquisa histórica sobre o assunto.

Em outros oceanos, foram encontrados navios, estátuas e a entrada de uma belíssima cidade engolida pelo mar!



Agora, um pouco sobre Pompéia, engolida e destruída pelas lavas vulcânicas do Monte Vesúvio.



Ouvi sobre Pompéia na escola, nas aulas de História, mas nunca levei à fundo (parece que na infância eu tinha outras prioridades...)
Enfim, ainda bem que as coisas mudam, e para o nosso próprio crescimento e entendimento, buscamos saber mais a fundo, sobre coisas que aconteceram e que realmente importam!


A  cidade de Pompéia, situada ao sul da Itália, à vinte e dois quilômetros de Nápoles, foi, no passado, uma das maiores cidades romanas, em beleza e riqueza.
Foi fundada setecentos anos antes de cristo, sua cultura era muito influenciada pelos etruscos e  os gregos, mas foi no apogeu do império romano que Pompéia viveu seus dias de glória, fatos que antecederam sua tragédia.
Foi a partir dos vinte anos depois de cristo que a cidade começou a expandir sua beleza, prestígio e riqueza, interrompendo, pela primeira vez durante um terremoto  em 62 d,c., destruindo uma parte da cidade. Talvez esse fato tenha influenciado na decisão de pessoas que poderiam ter fugido a tempo do que estava para acontecer, uma das maiores tragédias que o mundo antigo conheceu.
Em 24 de agosto do ano 79 d.c., a cidade foi destruída pelo vulcão Vesúvio que entrou em erupção e lançou suas lavas em direção a cidade, além das lavas, o vulcão também foi responsável por uma chuva de cinzas e pedras que destruíram todos os telhados das casas, obstruindo as portas de algumas pessoas que acabaram ficando presas dentro de suas casas enquanto as lavas encobriam toda a cidade.
Muitos séculos depois, um homem descobriu um dos muros da cidade e, durante os anos seguintes, os arqueólogos se encarregaram de fazer escavações e  pesquisas, revelando os costumes e toda a vida da época, isso porque as lavas que cobriram os objetos, conservaram-se durante todos esses séculos.
No caso dos corpos, o fenômeno foi mais assustador, depois de cobrir os corpos, o calor da lava destruiu todos os ossos, derretendo a carne, solidificando rapidamente em seguida, deixando a forma de seus corpos na maneira exata como estavam, no momento da tragédia.
Para os estudiosos e a todas as pessoas que conhecem as ruínas e vêem os corpos, esse é o registro mais assustador da história que se teve conhecimento até hoje. É difícil para uma pessoa, não se emocionar com os corpos petrificados.











Estaria ele, orando?



Aqui, possivelmente uma mãe protegendo os seus filhos!





A chuva de pedras incandescentes, cinzas, lava e poeira destruíram toda a cidade matando cerca de 30 mil pessoas, constituindo-se na maior tragédia natural registrada no mundo antigo. 
As cidades de Herculano e Stábia não tiveram melhor sorte.
Após a tragédia, ainda houve, por parte do governo romano, esforços no sentido de realizar escavações, mas com a tecnologia da época, acabaram desistindo, assim, a cidade acabou ficando esquecida durante séculos, sendo conhecida apenas por registros escritos.
Quis o destino que séculos depois, no século dezoito,  acidentalmente, toda a história fosse descoberta e contada para as gerações posteriores.
Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, atualmente Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2,500,000 visitantes por ano.

*Para quem quiser acompanhar mais sobre Pompeia, seguem aqui 3 documentários muito legais que eu não resisti e resolvi compartilhar! = )
Documentários, adoro!


Esse segundo documentário segue em 5 partes, é só acompanhar pelo youtube!




Evidências, com o Dr. Rodrigo Silva!




  

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Divulgue sua marca!